Pedal tranquilo em Punta del Este

BIKEPEDIA esteve em Punta del Este e conferiu as condições do pedal na região. O lugar é lindo, as pessoas são gentis, as estradas vazias e há cultura de bicicleta. Apesar de Punta ser um local de muito vento, pela manhã impera a calmaria, e como tudo acontece tarde (os bancos funcionam das 16hs as 20hs!), até as 10hs da manhã as ruas e estradas ficam praticamente desertas, o que torna o lugar ideal para o ciclismo.

A pedalada clássica acontece na Ruta 12, que sai da praia de Solanas e vai em direção ao interior até as proximidades uma cidadezinha chamada Minas. Os ciclistas costumam deixar o carro num posto da ANCAP que fica justamente no inicio da estrada. São cerca de 60km de lindas paisagens. O primeiro trecho de 15 km é todo arborizado, cheio de eucaliptos e pinheiros. Dos dois lados da estrada se vê entradas de sitios e condominios, todas de muito bom gosto, o que dá certa curiosidade para ver o que tem dentro.

IMG_2126

IMG_2129

IMG_2130

Na segunda parte da estrada o visual muda e fica até mais bonito, parece que vc foi transportado para a Toscana em 1300 (antes de serem construídos os castelos). Ao redor do km 30 fica um pequeno povoado chamado Pueblo Eden (se pronuncia Edên), uma espécie de São Tomé das Letras ou Alto Paraíso Uruguaio. Alguns dizem que é o segundo lugar com mais energia no mundo (gostaríamos de saber como essas medições são feitas) e que Richard Gere bancou a construção de um Templo Budista no local, mas que abre ao público só um dia no ano.

Até Pueblo Eden as subidas são suaves. Para quem está habituado dá até para fazer de single speed. Daí em diante fica um pouco mais acentuado, mas nada que exija grande esforço. O asfalto é ok, alguns trechos precisam de manutenção, mas dá para fazer de speed tranquilamente.

IMG_1940

IMG_1968

IMG_1944

IMG_1941

IMG_2174

Outra opção de pedal é a orla. São cerca de 60 kilometros de estrada desde Solanas até Jose Ignacio. Nesse trecho é importante ficar atento com o horário porque há mais vento e trânsito, por isso não recomendamos pedalar depois das 10hs da manhã. Como o sol se põe as 9hs da noite, tudo acontece tarde na cidade, mas acordar cedo em Punta tem suas recompensas, pois o pedal cedo pela orla pega a luz bonita do amanhecer.  A melhor época para pedalar em Punta del Este é o verão, de dezembro a março.

IMG_1852

IMG_2107 IMG_2102

IMG_1995

IMG_2092

IMG_1775

IMG_1932

Há varias lojas de bicicleta, Trek e Specialized tem flagshipstores na cidade, mas para quem busca algo fora do mainstream, uma visita imperdível é a Grøn (veja link na lista de lojas ao lado). A loja fica na Península e tem o que há de melhor em ciclismo urbano. Desde as dobráveis Bromptons, as clássicas Pashleys, até fixas italianas. Tudo do maior bom gosto e a preço justo (30% a 40% mais barato que no Brasil).

IMG_2089

IMG_2111

5 Respostas para “Pedal tranquilo em Punta del Este

  1. Dado, amei sua publicação. as fotos, descrição e dicas foram incríveis. como faço para colocar na página do CASAS CHARMOSAS de Punta del Este esta publicação somente de Punta? tem um link especifico so desta reportagem? bj ana carolina

  2. Excelente post e muito obrigado pelos comentários feitos para GRØN. Um abraço!

  3. Muy bonito el relato.

Deixe um comentário